Editorial

A ideia da PARÁ GOSPEL foi criada com o pensamento de expandir o autoconhecimento cristão e a forma de como o evangelismo é fundamental dentro da sociedade. Pregando o evangelho, mostrando que a melhor forma de se viver a vida é tendo uma comunhão verdadeira, sincera e consistente com Deus e com o próximo. Nosso país passa hoje por um processo de transição religioso muito importante, onde através de estatísticas comprovadas mostram que até 2020 o evangelismo poderá ser a maioria dentro do Brasil frente ás outras religiões, isso demonstra o quanto que a religião evangélica está em uma crescente.

Significa dizer que se de fato a religião evangélica está focando a hegemonia religiosa em nosso país. Algo de especial terá de ser feito, existem medidas cabíveis que servem como exemplo para que as igrejas evangélicas massifiquem esse foco de crescimento, e uma delas é o MARKETING RELIGIOSO.

Fazemos parte de um grupo seleto de pessoas em que em um amanhã bem próximo seremos a maioria no país, e temos que nos preparar para vivermos tudo isso de forma concreta, objetiva e unificada.

Temos que acompanhar o progresso, viver uma realidade que antes outrora nem em pensamento se imaginaria algo dessa proporção, ser a hegemonia religiosa do país. E ao contrario de levantarmos uma só bandeira, que possamos juntos unir forças para levarmos nossas informações, a informação da palavra de Deus a toda a sociedade no sentido de que os mesmos venham a encontrar o verdadeiro sentido da vida que é de estar na presença de Deus.

Em um mundo carente por compreensão, paz e harmonia, as pessoas têm buscado uma crença que as façam sentirem-se confortáveis e seguras espiritualmente, sobretudo, através de uma instituição religiosa. Para atrair maior número de adeptos e evangelizá-los, o Marketing Religioso tem sido a principal ferramenta utilizada pelas religiões para conquistar fiéis e direcionar produtos de evangelização.

O Marketing Religioso objetiva identificar as necessidades de espírito e de conhecimento dos adeptos de um determinado seguimento religioso, oferecendo uma linha de produtos e serviços específicos para os mesmos e uma linguagem inerente ao tipo de pregação veiculada.  A pessoa que se sente vazia num mundo capitalista e individualista, busca refúgio através de uma religião.

A entrada de uma pessoa em uma igreja pode ocorrer fisicamente através de uma visita, ou através de livros, jornais, revistas, sites, cd´s, dvd´s, programas de rádio ou televisão ou até mesmo através do entretenimento cristão tais como: shows, festivais, peças teatrais e cinema. Todos que façam parte do conjunto de mídias, veículos ou produtos religiosos utilizados por determinada instituição religiosa em sua persuasão.

Identificar o público que mais frequenta o templo e o bairro onde o mesmo está situado, o nível de escolaridade, renda, hábitos e demais dados dos perfis demográficos e psicográficos são considerados num planejamento de marketing de uma linha de produtos religiosos.

À medida que uma instituição religiosa cresce, ela tende a se organizar de uma maneira mais complexa, com uma estruturação hierárquica similar de uma empresa ou instituição pública na definição e implementação de um plano de negócio religioso. Há uma relação com os seus fiéis e com os grupos de simpatizantes (público indireto).

Além de trabalhar com bens de consumo comercial, o Marketing, não enxergando limites para a sua atuação, também serve de ferramenta para profissionalizar a oferta e a demanda dos produtos religiosos.

No Brasil e no exterior, o Marketing Religioso tornou-se mais forte no dia a dia através das igrejas evangélicas neopentecostais, que cresceram e espalharam as suas pregações através de aquisição de emissoras de rádio, televisão e profissionalização de seus produtos fonográficos e veículos impressos.

*IMPORTANTE SABER:

A igreja católica no Brasil, para não perder terreno, está fortalecendo e renovando as suas editoras e produtoras tradicionais, adquirindo concessão para emissoras de rádio e canais de televisão administrado por comunidades e conselhos formados por leigos e religiosos.

 

Oseas Lisboa

Diretor Geral | Pará Gospel